Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

           

Não é raro as pessoas confundirem o significado das palavras pela sua semelhança na escrita ou na fala com outras corriqueiramente conhecidas. Este é o caso do significado da palavra estomatologia, que não se trata da especialidade que cuida do estômago, apesar de sua semelhança com essa palavra que descreve o órgão. Estomatologia é uma palavra derivada do grego “stóma, stómatos”, que significa boca e “lógos”, estudo, conhecimento, portanto é o estudo da boca. É uma especialidade da odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia Brasileiro em 1992.

O cirurgião-dentista que atua na especialidade de estomatologia, os chamados estomatologistas, têm como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar das doenças do aparelho estomatognático que é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe. Sendo também atribuição do estomatologista estar atento para o diagnóstico e o devido encaminhamento ao médico especializado, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico. Ainda dentro da especialidade de estomatologia, existe uma sub-área responsável pelo suporte a pacientes com câncer nas regiões de cabeça e pescoço. Estes pacientes, de uma forma geral, irão se submeter a tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos que podem proporcionar alterações do seu sistema imunológico resultando em queda desta imunidade, e ficando, desta maneira, mais susceptíveis a infecções devido a cavidade bucal ser tratar de um dos locais do organismo com maior quantidade de bactérias, que nesta situação, tornam-se nocivas, levando a infecções localizadas ou generalizadas, e por isso é tão importante consultar um dentista antes destes tratamentos serem iniciados.

Dentre as doenças cujo diagnóstico e tratamento são de responsabilidade do estomatologista, podemos citar os defeitos de desenvolvimento, herpes, aftas, cistos intra e extra-ósseos, boca seca que é chamada de xerostomia, lesões associadas ao HIV, tumores benignos e malignos, lesões gengivais, doenças infecciosas com manifestação bucal, doenças autoimunes, entre outras. Estas representam uma pequena  parte de todo um espectro de lesões que podem acometer a boca e, que muitas vezes, passam desapercebidas pela maioria das pessoas. O auto-exame da boca deve ser realizado regularmente e na presença de alguma alteração, deve-se consultar imediatamente um especialista. Nesse momento, não é necessário criar pânico, pois na grande maioria das vezes, as lesões encontradas são de caráter benigno e facilmente tratadas. O que realmente importa é a prevenção e o diagnóstico precoce, porque mesmo as doenças mais sérias como, por exemplo, o câncer bucal apresenta altos índices de cura quando diagnosticado precocemente.

[-] topo

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

D E S E N V O L V E D O R